Skip to content

Equipe de Trekking - Os Pirikas

Seja Bem Vindo ao Site Oficial da Equipe Os Pirikas
Trilha - Pedra Grande em Atibaia/SP PDF Imprimir

Contando com uma superfície aproximada de 200 mil m², a Pedra Grande, localizada na Serra do Itapetinga, é, certamente, a maior responsável pela atração de turistas ao município de Atibaia/SP, não só pela prática dos esportes chamados extremes - ou radicais - como também para momentos de simples contemplação e busca do que chamamos de "paz interior". Com 1450 m de altitude, 650 metros de altura e uma superfície de aproximadamente 200.000m², é o ponto mais alto do município, ideal para a prática de vôo livre, paraglider, rappel e escalada em montanha.

  Veja as fotos

Formação Geológica
 
Através das pesquisas do geólogo John Simon Molyneux, da Inglaterra, concluiu-se que a formação da Pedra Grande data de 600 milhões de anos, já se encontrando a 30 km abaixo do nível do mar. Com os movimentos tectônicos na Era Mezozóica, as placas terrestres se chocaram, dando origem às montanhas.

Composição

Sua composição é basicamente de microclínio (40%) e quartzo (35%); e em porcentagens menores encontram-se ainda apatita (5%), zircão (5%), epídoto (5%), carbonato (5%) e sericita (5%).

O quartzo, também chamado de "cristal de rocha", é composto de sílica pura, um emissor e condutor de energia. Segundo a fonosofisioterapeuta Elaine Blach, que estuda as propriedades das pedras a partir das suas ressonâncias, o quartzo em sua forma pura é usado para promover a regeneração em diversos níveis de músculos, nervos e ossos, inibindo dores, limpando miasmas que se acumulam em nosso campo eletro-magnético e ativando os centros de energia vital (chacras), o que promove constante bem-estar.

fonte do texto: http://www.atibaia.com.br
fotos: Michael C Baldan e Gustavo Salmasso
 
Trilha - Pico da Jurema em Itatiba/SP PDF Imprimir

O Pico da Jurema em Itatiba está localizado nas coordenadas 23°00'49.63"S e 46°52'50.37"O a uma elevação de 940 m. A trilha nos leva para um dos lugares mais belos da cidade onde pode-se ver quase todos os bairros, o relevo é acidentado, formado com solo massapé, e a presença de grandes pedras em sua maioria. A trilha inicia-se as margens da Estrada Vicinal Adolpho Pecorari que liga os municípios de Itatiba-Valinhos a aproximadamente 892 metros da última rotatória no Bairro Jardim das Nações (saída de Itatiba-Valinhos), na placa Pesqueiro vire a esquerda e depois é só acompanhar pela estrada de terra e aproximadamente 35 minutos de fortes subidas já poderá deslumbrar da beleza natural das trilhas e a Leste a cidade de Itatiba, também conhecida como Princesa da Colina.

  Veja as fotos

A cidade
 
Itatiba possui o 3º melhor ar do mundo em quantidade de oxigênio dissolvido e a 14ª cidade do país em desenvolvimento econômico e qualidade de vida. O ranking faz parte do IFDM 2006 (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado no último dia 23 de agosto pela Federação da Indústrias do Rio de Janeiro - Firjan. Entre as cem cidades mais desenvolvidas do País, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) conseguiu classificar 12 municípios no ranking que leva em consideração o desempenho em geração de emprego e renda, além das áreas de Educação e Saúde. Itatiba conquistou 0,8955 de pontuação sendo que a nota máxima é 1,0.
 
 
7° Etapa - Enduro Noturno Halloween - Jundiaí/SP

Aconteceu no último sábado, 5 de outubro a 7° Etapa da Copa North 2013. Foi uma prova desafiadora com muitos trechos técnicos entre parreiras, barros e atoleiros, além do frio da madrugada! A nossa equipe ficou na 10ª na categoria graduados! Até a próxima etapa no dia 10/novembro. Lembro que será a última etapa do ano e sem equipamentos...

Clique aqui para ver as fotos!

 
6° Etapa - Parque D'anape - Jarinu

O Parque D'Anape sediou no último domingo, dia 1 de setembro, mais uma prova do Enduro a Pé Northbrasil. Foi a segunda etapa do Turno II da COPA NORTH 2013, uma dos maiores e mais tradicionais eventos de trekking do Brasil. A competição organizada pela NORTHBRASIL foi realizada nas trilhas e matas da região de Jarinu.

 
5° Etapa - V Enduro Julino - Valinhos/SP

Aconteceu no último domingo, 21 de julho, a Etapa Julina da COPA NORTH de Enduro a Pé 2013. A competição organizada pela Northbrasil teve a largada do Camping Macuco e o percurso foi realizado nas trilhas da região rural de Valinhos. O dia começou com o céu carregado, prenúncio de uma prova com piso encharcado. Mas logo o sol apareceu para tornar o domingo muito agradável, tanto para a prática do trekking, como também para os familiares que foram acompanhar e torcer pelas suas equipes. Ao longo o dia o tempo alternou entre chuva e sol, o que tornou a prova molhada e mais divertida. O percurso agradou os competidores pelo seu percurso e variação de terrenos, muitos trechos técnicos, trilhas na mata, barro e PCs estrategicamente posicionados. A Nossa equipe terminou em 2° lugar na categoria Graduados. Outro destaque para a nossa equipe foi a 100ª prova realizada. Parabéns a todos os integrantes da Equipe!!!!


 Recebendo o troféu de 3° lugar no 1° turno na categoria Graduados!

Seguindo a tradição criada em 2010, a COPA NORTH de Enduro a Pé e o TROFÉU BOTA DE OURO são divididos em 2 Turnos: 4 provas no primeiro semestre e 4 provas no segundo semestre, além do Campeonato Geral, onde são consideradas as 8 etapas. A divisão em turnos NÃO prejudica a Classificação Geral do campeonato. Será considerada campeã de cada turno a equipe que obtiver o maior número de pontos na soma das 4 etapas que o compõe. A contagem de pontos para o 2º Turno 2013 recomeça já, na Etapa Valinhos, com todas as equipes iniciando "zeradas" (reiniciando uma nova classificação), criando maior competitividade e motivação entre as equipes.


 

Momento da chegada da nossa equipe no V Enduro Julino - Valinhos/SP. Prova em que a nossa equipe completou a prova de No. 100. Isto é sem dúvida o resultado de muita amizade, perseverança, espírito de equipe, união, amor ao esporte e a natureza!

Clique aqui para ver as fotos!

 
100ª Prova de Enduro a Pé

O próximo Enduro a Pé Northbrasil acontece no dia 21 de julho na cidade de Valinhos. Etapa na qual nossa equipe irá completar 100 provas realizadas. Uma equipe que surgiu em 2002, formada por grandes amigos, cujo objetivo era apenas tirar o estresse do dia a dia e estamos até hoje nas trilhas... completando a nossa 100ª prova e com mais de 10 anos de existência. O nome Pirikas significa pessoas que gostariam de estar em vários lugares ao mesmo tempo, "um espuleta". Abaixo um vídeo comemorativo, espero que gostem...Enfim, obrigado a todos os amigos que fazem ou já fizeram parte desta grande equipe!

 
4° Etapa - Etapa Jeep Clube do Brasil - Piracaia/SP
NORMAL ENDURO PIRACAIA JEEPCLUBE 2013 620
A cidade de Piracaia sediou no último domingo, dia 09 de junho a 4ª. etapa da COPA NORTH de Enduro a Pé - Temporada 2013. A competição foi realizada nas trilhas da Sede de Campo do Jeep Clube do Brasil. Percorremos aproximadamente 8 km em cerca de 2h40min de prova, passando por 40 Postos de Controle, sendo 6 PC's Virtuais. Parabéns equipe pelo 2° lugar na categoria Graduados. 
 
 
 
   
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 10 de 17

ETAPAS REALIZADAS

130

pirikinha

      inscreva-se youtube

Uniforme

 camisa frente

Tempo Agora

IP

Leitores Online