Skip to content

Equipe de Trekking - Os Pirikas

Home Trilhas e Aventuras
Trilhas e Aventuras
Acampamento Camping Zé Roque - Cachoeira dos Pretos - Joanópolis/SP
Qua, 04 de Fevereiro de 2015 07:15

Muito bem, o ano se foi e a nossa equipe teve ótimos resultados na temperada 2014 de enduro a pé. Com o início das provas chegando e de tanto os amigos falarem resolvemos acampar com toda a família no Camping Zé Roque - Cachoeira dos Pretos que fica localizado na pacata cidade de Joanópolis/SP, ou ainda a cidade do Lobisomem. Dizem que, quem tem muita sorte nasce virado pra lua e Joanópolis.  O camping fica a cerca de 350 m da cachoeira, com acesso bem fácil. Um lugar magnífico, onde o contato com a natureza é pleno. Um rio, com a correnteza oriunda da cachoeira, passa ao lado do camping, além de  passeios de Jeep até o topo da cachoeira, passeio à cavalo, pedalinho, bóia-cross e tirolesa.

Camping ze roqueCachoeira dos Pretos - Joanópolis/SP

Uma das maiores Cachoeiras do Estado de São Paulo, é formada por 9 nascentes com de 154 m de queda d'água.

Última atualização ( Sex, 25 de Setembro de 2015 13:47 )
Leia mais...
 
A tirolesa da Prainha - Caraguatatuba PDF Imprimir

Após percorrer uma bela trilha chegamos à base de lançamento, ela fica suspensa a 40 metros de altura, o equipamento é instalado entre a costeira e a praia, caímos direto na água, a tirolesa atrai centenas de pessoas todos os dias.

  Veja as fotos

 
Trilha na Serra do Mar - Barequeçaba a Guaecá/SP PDF Imprimir

Com 860 metros de distância, localizada em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, Barequeçaba éuma praia limpa e tranquila, ideal para relaxar e curtir com toda a família, pegar um sol e esquecer o stress e a correria do dia-a-dia. Um trekking subindo o morro das Sete Voltas é um exercício gratificante, pela vista que proporciona, a trilha é bem íngrime e exige bastante do aventureiro, com pouco mais de 100 metros o tempo estimado para atingir o topo é cerca de 35 minutos, a trilha leva até a praia de Guaecá. Esta é a praia de todas as tribos, com uma beleza incomum. De areias claras, finas e mar agitado, a praia é marcada pela proximidade entre a Mata Atlântica e o mar. A galera do surf fica no canto norte, lado esquerdo da praia, onde o mar apresenta arrebentação forte e muitos buracos, exigindo cautela. Do meio até o canto direito o mar é mais tranqüilo. Ao sul, a praia possui um rio, bastante frequentado pelas crianças.

  Veja as fotos

 
Trilha - Pico da Jurema em Itatiba/SP PDF Imprimir

O Pico da Jurema em Itatiba está localizado nas coordenadas 23°00'49.63"S e 46°52'50.37"O a uma elevação de 940 m. A trilha nos leva para um dos lugares mais belos da cidade onde pode-se ver quase todos os bairros, o relevo é acidentado, formado com solo massapé, e a presença de grandes pedras em sua maioria. A trilha inicia-se as margens da Estrada Vicinal Adolpho Pecorari que liga os municípios de Itatiba-Valinhos a aproximadamente 892 metros da última rotatória no Bairro Jardim das Nações (saída de Itatiba-Valinhos), na placa Pesqueiro vire a esquerda e depois é só acompanhar pela estrada de terra e aproximadamente 35 minutos de fortes subidas já poderá deslumbrar da beleza natural das trilhas e a Leste a cidade de Itatiba, também conhecida como Princesa da Colina.

  Veja as fotos

A cidade
 
Itatiba possui o 3º melhor ar do mundo em quantidade de oxigênio dissolvido e a 14ª cidade do país em desenvolvimento econômico e qualidade de vida. O ranking faz parte do IFDM 2006 (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado no último dia 23 de agosto pela Federação da Indústrias do Rio de Janeiro - Firjan. Entre as cem cidades mais desenvolvidas do País, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) conseguiu classificar 12 municípios no ranking que leva em consideração o desempenho em geração de emprego e renda, além das áreas de Educação e Saúde. Itatiba conquistou 0,8955 de pontuação sendo que a nota máxima é 1,0.
 
 
Trilha - Pedra Grande em Atibaia/SP PDF Imprimir

Contando com uma superfície aproximada de 200 mil m², a Pedra Grande, localizada na Serra do Itapetinga, é, certamente, a maior responsável pela atração de turistas ao município de Atibaia/SP, não só pela prática dos esportes chamados extremes - ou radicais - como também para momentos de simples contemplação e busca do que chamamos de "paz interior". Com 1450 m de altitude, 650 metros de altura e uma superfície de aproximadamente 200.000m², é o ponto mais alto do município, ideal para a prática de vôo livre, paraglider, rappel e escalada em montanha.

  Veja as fotos

Formação Geológica
 
Através das pesquisas do geólogo John Simon Molyneux, da Inglaterra, concluiu-se que a formação da Pedra Grande data de 600 milhões de anos, já se encontrando a 30 km abaixo do nível do mar. Com os movimentos tectônicos na Era Mezozóica, as placas terrestres se chocaram, dando origem às montanhas.

Composição

Sua composição é basicamente de microclínio (40%) e quartzo (35%); e em porcentagens menores encontram-se ainda apatita (5%), zircão (5%), epídoto (5%), carbonato (5%) e sericita (5%).

O quartzo, também chamado de "cristal de rocha", é composto de sílica pura, um emissor e condutor de energia. Segundo a fonosofisioterapeuta Elaine Blach, que estuda as propriedades das pedras a partir das suas ressonâncias, o quartzo em sua forma pura é usado para promover a regeneração em diversos níveis de músculos, nervos e ossos, inibindo dores, limpando miasmas que se acumulam em nosso campo eletro-magnético e ativando os centros de energia vital (chacras), o que promove constante bem-estar.

fonte do texto: http://www.atibaia.com.br
fotos: Michael C Baldan e Gustavo Salmasso
 
Nascente do Ribeirão Jacaré PDF Imprimir

A Leste de Itatiba, na divisa entre os municípios de Itatiba e Jarinú, podemos observar um pequeno charco. Apesar de possuir pouca vegetação nativa, o lugar é deslumbrante e ao mesmo tempo emocionante, confesso ter sentido ali a presença de Deus.

nascente jacare

Eu diria que aqui é o Marco Zero do Ribeirão Jacaré

nascente jacare 2

E mais a frente um vale formado pelo córrego, que mais adiante dará vida ao Ribeirão Jacaré. 
 
nascente jacare 1
 
nascente jacare 4
Seguindo o seu leito.
 
nascente jacare 3
E ao fundo um grande lago formando pelas nascentes do local, são mais de 14.
 
Precisamos ensinar nossas crianças a olharem a natureza como um bem maior, um bem soberano, precisamos fortalecer o desenvolvimento socioambiental, integrando homem e natureza.
 
Faça um bem para você, proteja o ambiente onde o bicho homem vive!
 
Michael
Os Pirikas
 
Nascente na divisa entre Itatiba e Morungaba/SP PDF Imprimir

Como todos nós sabemos as nascentes são muito importantes para a sobrevivência dos seres vivos na terra, sem nascentes não tem lagos, sem lagos não tem rios, sem rios não tem mares e sem tudo isso não tem chuva. Como vocês podem ver na foto abaixo a mata ciliar está presente e fazendo o seu papel. Essas matas desempenham o papel de filtro e atuam como barreiras protegendo os rios, córregos e nascentes, impedindo que a terra desbarranque, evitando-se o chamado “assoreamento” que é a elevação da superfície. Se não houver essa proteção, fatalmente ocorrera o fim da água, pois haverá o aterramento dos rios.

Local exato da nascente.
 

Essa nascente sem dúvida está preservada e realizando o seu "papel" de manter a vida no local. Foram mais de uma hora de caminhada até chegar ao ponto exato.

Marco Zero.
 
Seguindo o seu leito.
 
Formando um grande lago.
 
Seguindo o seu caminho!!!
 
Precisamos ensinar nossas crianças a olharem a natureza como um bem maior, um bem soberano, precisamos fortalecer o desenvolvimento sócio-ambiental, integrando homem e natureza.
 
Faça um bem para você, proteja o ambiente onde o bicho homem vive!
 
A união das pessoas é fundamental para um mundo melhor...
 
Michael
Os Pirikas
 


ETAPAS REALIZADAS

130

pirikinha

      inscreva-se youtube

Uniforme

 camisa frente

Tempo Agora

IP

Leitores Online